Quais são os principais materiais para fachadas?
Antes de falar sobre materiais para fachadas, devemos ressaltar que são elas que representam o cartão de visita da empresa, são responsáveis por marcar sua identidade visual. Mas, quando pensamos nisso surge a dúvida: qual material utilizar para compor minha fachada?
Diversos materiais podem ser usados de maneira eficiente na construção de fachadas, desde os mais baratos e comuns, como a lona, até os mais sofisticados como o acrílico. Dessa maneira, não importa qual material você irá optar por usar, todos tem a mesma finalidade desde que sejam bem elaborados.
Tipos de Materiais para Fachadas
Podemos definir seis tipos diferentes de materiais que podem ser usados nas fachadas comerciais, cada um com seu diferencial para trazer aquele “up” no seu negócio.
Fachadas em Acrílico
As fachadas em acrílico são consideradas as mais sofisticadas, pois elas possuem um aspecto brilhante, é um material que supera a transparência do vidro, bem como, possui excelente resistência contra estilhamento e ações naturais.
O acrílico possui uma variedade imensa de cores, variando entre transparente, espelhados que se encaixam tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos.
Fachadas com PVC Expandido
O PVC nada mais é do que um tipo de plástico expandido, ou seja, possui uma maleabilidade que o torna versátil! Além de ser leve, possui pouca absorção de água e apresenta grande resistência às forças da natureza.
Ele é perfeito para ser usado combinado a outros materiais (como letras caixa ou o próprio acrílico) para fazer um painel de fundo. Dessa forma, acaba por garantir forte imponência ao seu negócio.
Materiais para Fachadas em Letras Caixa
As fachadas que recebem as letras caixa geralmente são combinadas com outros materiais no fundo. Entretanto, as letras caixa podem ser fabricadas em material acrílico ou de pvc expandido, bem como de aço galvanizado, aço inox ou latão, que são os mais comuns.
As letras de aço galvanizado são feitas com uma espécie de blindagem de materiais nobres como o zinco, que garante ao material uma maior durabilidade. Elas ainda podem receber por cima uma pintura com as cores da empresa.
Já as letras em aço inox costumam ser aplicadas em ambientes que requerem um material resistente a corrosão. Além de sua aparência estética ser bonita também apresenta uma condição privilegiada com relação à higiene.
A letra em latão é caracterizada por seu padrão estético, uma vez que, não necessita de pintura. Apesar de se assemelhar ao aço inox, ela é mais resistente e sua cor tende a tonalidade bronze/dourada.
Outro fator que torna as letras caixa uma boa opção de investimento, é que elas podem ser combinadas com luzes de led ou usadas também em ambientes internos.
Fachadas em ACM
Primeiramente, o ACM é um painel formado por duas lâminas de alumínio associadas a um plástico no seu interior. Como seu material é multifuncional, ele pode receber uma grande variedade de cores, inclusive a cor da marca.
Muito indicado para composição de fachadas externas, visto que é bastante resistente e de alta durabilidade, mesmo exposto às condições mais rigorosas.
Além disso, um fato curioso e de grande vantagem do ACM: uma vez instalado no Sistema de Bandeja ou Sistema Ventilado, o mesmo proporciona uma espécie de colchão de ar entre o painel de alumínio e a alvenaria do local. Isso faz com que o ambiente interno fique mais fresco e reduz gastos com ar condicionado.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de entrar em contato conosco para realizar seu orçamento ou sanar suas dúvidas. Você também pode conferir nosso portfólio online através da nossa página do Instagram.