FACHADA DE LOJA: DESCUBRA OS IMPACTOS PARA O SEU NEGÓCIO
Você já parou para pensar que a fachada de sua loja está diretamente relacionada ao aumento das vendas e o sucesso do seu negócio?
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), aponta que 17% dos consumidores consideram importante que a loja tenha uma fachada atrativa. Por isso, o bom lojista deve estar atento a esse ponto, afinal, a primeira impressão é a que fica.
A fachada é tão relevante quanto os espaços internos da loja e trata-se de um aspecto fundamental para atrair clientes. Para saber como elaborar a fachada da sua loja, acompanhe nosso conteúdo!
Por que a fachada é importante?
Ter destaque entre tantos estabelecimentos comerciais não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos em que a compra pela internet se torna cada vez mais comum. Portanto, produzir uma fachada criativa, que chame a atenção do consumidor, é um diferencial de peso que exige muita organização e dedicação.
Ainda de acordo com a pesquisa encomendada pela Abiesv, cerca de seis em cada dez dos consumidores entrevistados acreditam que a fachada comercial é fundamental para identificar uma marca e 59% identificam, pela fachada, se a loja realmente tem a ver com seu gosto — sendo 62% do sexo feminino.
Esse mesmo levantamento revela que 57% dos entrevistados — 60% do sexo feminino — decidem se vão entrar ou não na loja avaliando a fachada. A mesma porcentagem também julga pela aparência se a loja é cara ou barata.
A pesquisa ainda mostra que metade dos consumidores tira conclusões sobre a qualidade dos produtos apenas analisando a fachada do estabelecimento. Por isso, acompanhe nossas dicas e monte um projeto de fachada com a comunicação visual ideal para atrair o seu cliente.
Faça um estudo do local
A primeira dica é conferir o entorno da sua loja e averiguar as fachadas dos concorrentes. Dessa forma, vai ser possível pensar em algo diferente e garantir a qualidade e a segurança de sua fachada. Antes de começar o projeto, uma dica importante é ter as medidas da fachada e fotografar a mesma, bem como as dos outros empreendimentos da região.
Saiba o que a lei permite
Outro ponto muito relevante para o projeto da fachada de loja é conhecer a legislação específica das cidades. Algumas não permitem letreiros e tem restrições quanto aos tipos de placas, devido às normas referentes à poluição visual. Conhecer as leis é fundamental para que não haja desperdício de dinheiro, de material e para evitar multas.
Seja criativo
É importante ser criativo para agregar ainda mais valor à primeira aparência da sua loja. Assim, é essencial conhecer o seu público e investir nas ideias de personalização da fachada. Pense bem para escolher as melhores cores, a fonte para o letreiro e os materiais diferenciados que irá utilizar. Tudo isso deve proporcionar harmonia ao ambiente.
Siga tendências
É interessante que a fachada da loja acompanhe conceitos atuais como, por exemplo, o minimalismo e a sustentabilidade. No minimalismo, vale a escolha de cores menos intensas, de tons pastéis, mas a combinação precisa ter a ver com a sua marca. Fique atento aos elementos que compõem a identidade visual da marca para representá-los na fachada.
A fachada é, sem dúvidas, o maior cartão de visitas da sua loja – dedique tempo e atenção à ela e veja suas vendas crescerem a cada dia!