7 Motivos para aprender sobre comunicação visual
Define-se comunicação visual como o conjunto que compõe uma marca ou ainda como todo meio de comunicação de uma empresa expresso com a utilização de componentes visuais (cores, elementos gráficos, tipografia, desenhos, logomarca, etc). Pensando nisso, preparamos este post com alguns motivos para você investir mais tempo aprendendo sobre comunicação visual. Vamos conferir?
1 – Primeira impressão
Pode parecer exagero, mas a identidade visual é a primeira impressão que sua marca terá com um possível cliente. E, como já dizia o ditado “Primeira impressão é a que fica”. Trata-se de um processo inconsciente, no qual o público, ao ter contato com sua identidade visual, interpreta alguns sinais e acaba formando uma imagem de sua empresa. O segredo é justamente trabalhar de modo que a imagem que seu público tem seja realmente a imagem que você deseja passar.
2 – Imagético
A identidade visual reflete o trabalho, a filosofia e a metodologia de uma marca através de imagens. Muitas vezes, o uso de elementos visuais dispensa o texto, atingindo o público de forma mais natural e direta. A comunicação visual de sua empresa deve servir de modo que a pessoa se identifique e tenha uma ideia de seus serviços logo no instante em que olhar para o seu logo.
3 – Destaques no mercado
Em um contexto como o atual, com um mercado extremamente concorrido e uma oferta de produtos e serviços cada vez mais semelhantes, é necessário que sua empresa se destaque, caso queira crescer efetivamente. Um design bem feito atrai novos clientes, lembre-se que uma comunicação visual consistente e coerente com os valores da sua empresa fortalece sua marca.
4 – Logo
Todo empreendedor sabe (ou deveria saber) da importância de um bom logo. Mas um erro que muitos cometem é justamente criar um logo sem pensar ou compromisso com sua comunicação como um todo. Um logo traduz a personalidade da empresa, mas só se consegue chegar a um resultado positivo caso ele esteja relacionado à identidade visual de sua marca. Para se chegar a um logo efetivo, antes é necessária a elaboração de uma identidade visual coerente e consistente.
5 – Aplicações
De nada adianta ter uma identidade visual desenvolvida e não aplicá-la corretamente. Lembre-se que a comunicação visual de sua marca também deve ser aplicada em seu site, redes sociais, no cartão de visitas e em todo seu material gráfico. Por isso, com o auxílio de profissionais como designer, é preciso elaborar um manual de uso da identidade visual de sua empresa, de modo que todas as aplicações sejam pensadas de forma a aproveitá-la ao máximo e adequadamente.
6 – Memorização
Já explicamos que a comunicação visual é a primeira impressão que as pessoas terão da sua empresa. Como resultado de uma identidade visual atrativa e bem feita, o processo de memorização de sua marca (ou, mais especificamente, da imagem dela) pelo seu público-alvo se dará facilmente. É justamente esta memória que fará com que o público se lembre da sua empresa quando precisar de seus serviços.
7 – Comunicação visual física
Muito se fala em comunicação digital e na necessidade da presença de sua marca na internet, não é mesmo? Não que isso não seja importante, mas um erro que muitos empreendedores cometem é justamente investir em comunicação online e se esquecer da física. Detalhes tão importantes, como o uso de um letreiro atrativo na entrada de sua empresa, luminosos, comunicação indoor e outdoor.