A Importância da Comunicação Interna nas Empresas

A Importância da Comunicação Interna nas Empresas

A Comunicação interna é a segunda maior importância de investimento da empresa após sua fachada, isso por que ela deve acompanhar a apresentação externa, visto que, nada adianta cativar seu público e funcionário para entrar na empresa e depois pecar na área interna.

A fluidez na comunicação deve ser a mesma, o que está no externo deve refletir no ambiente interno da associação.

Benefícios da comunicação interna

A princípio, a comunicação interna, como mencionado anteriormente é fator importante para toda e qualquer organização. Mas, muito além disso, ela carrega inúmeros benefícios consigo, por exemplo:

Melhora no ambiente de trabalho

Uma comunicação eficaz permite um ambiente de trabalho agradável, aconchegante e proporciona o sentimento de inserção ao funcionário, de se sentir parte.

Aumento da produtividade

Um funcionário feliz, e bem alocado rende muito mais a companhia. Logo, se você como dono quer um serviço ágil, produtivo e de qualidade, comece proporcionando um local de trabalho que o funcionário possa chamar de seu.

Autenticidade

Outra característica é a autenticidade que a comunicação dá a empresa. Ela sempre será única e se encaixará na linguagem da empresa, pois condizem com a missão, visão e valores da mesma.

Uma empresa jamais será igual à outra, todas possuem suas peculiaridades na conduta e cultura organizacional e na forma como abrangem a todos.

Disseminação da cultura organizacional devido a comunicação interna

A valorização da comunicação interna influi diretamente na disseminação da cultura organizacional da empresa como um todo, isso porque ela envolve os funcionários para os mesmos se enxerguem parte de um todo. Conteúdos motivacionais bem alocados em pontos de alta transitação fazem com que sempre possam ser lidos pelos mesmos, e os motivem.

O que as organizações perdem por não investir na comunicação interna

Ao contrário do que se pensa não investir nesse ponto não deixa você livre de malefícios. A falta de investimento e planejamento para realizar a comunicação causa as empresas diversas “pequenos” prejuízos, como:

Ruídos de comunicação

A ausência na comunicação acarreta na dispersão de informações não confiáveis que os funcionários tomam para si como verdades absolutas muitas das vezes. O problema é que se tende a perder o controle do que está circulado como verdade.

Perda de credibilidade

A falta de comunicação da empresa impacta diretamente na credibilidade da mesma, que acaba se perdendo. Como seus funcionários vão acreditar e vestir a camisa de uma empresa que não reproduz seus valores e crenças?

Queda de produtividade no trabalho

Assim sendo, o contrário da excelência na comunicação é justamente a queda. Um funcionário que não tem parâmetros tende a ficar desmotivado mais rápido e espelhar isso na sua falta de rendimento durante o expediente.

Portanto, se você procura obter êxito na sua empresa, não peque em deixar a comunicação interna de lado, ela é um dos principais aliados do seu sucesso como um todo.

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